Você conhece as principais ferramentas para escritores disponíveis hoje no mercado?

Se você quer começar a escrever um livro, ou mesmo se está decidido a trabalhar como escritor, uma das primeiras coisas que você vai precisar fazer é conhecer e separar as ferramentas que você vai utilizar ao longo da sua jornada como escritor.

Este artigo é uma lista de ferramentas que podem ajudar a organizar o seu processo criativo e otimizar o seu tempo na hora de escrever.

Dividi a lista em 8 tópicos, de acordo com a finalidade da ferramenta:

Continue lendo para saber mais sobre cada um. Ao final de cada item eu coloquei o preço e o link onde encontrar a ferramenta.


Ferramentas para escritores tomarem notas

“O que faço durante os anos de gestação literária? (…) estou sempre concentrado na captura de ideias, imagens e palavras para a minha história.” – Umberto Eco em Confissões de um jovem romancista

Evernote

Para capturar ideias.

O Evernote é uma ferramenta utilizada para capturar ideias em formato de texto, áudio ou imagem. Ele possui um sistema de sincronização que mantém suas notas organizadas no celular, tablet ou computador. Suas notas estarão disponíveis para serem acessadas em qualquer dispositivo.

Nele, você pode organizar suas notas por cadernos e atribuir uma etiqueta para cada uma delas. Além disso, o sistema de busca do Evernote é poderosíssimo! Desta forma, fica muito mais fácil recuperar suas anotações no futuro.

O Evernote é uma ferramenta de produtividade utilizada por pessoas e profissionais de diferentes áreas, mas é sem dúvida um aplicativo que todo escritor precisa conhecer, para ajudá-lo na captura de ideias, imagens e palavras para o seu futuro livro.

Baixe o aplicativo para IOS, Android, Mac ou PC. Gratuito.


Evernote Web Clipper

Simples e prático.

evernote-web-clipper
Para capturar páginas e artigos enquanto você navega na internet

Eu utilizo muito esse plugin do Evernote para a internet, mais até do que o próprio aplicativo. O Evernote Web Clipper é uma extensão para navegadores que captura páginas inteiras, artigos, artigos simplificados e sumários dos sites que você navega.

Ele é ótimo para guardar e organizar suas pesquisas na internet. Uma vez que eu comecei a utilizar o Evernote na web, passou a valer a pena usar o Evernote no celular e no computador e, desta forma, manter tudo reunido, organizado em cadernos e etiquetado com tags.

Só a extensão para o Chrome já é utilizada por mais de 4 milhões de usuários e possui 5 estrelas na avaliação dos utilizadores.

Instale o Evernote Web Clipper no Chrome. Gratuito.


Editores de texto para escritores

“Esqueça os livros que quer escrever. Pense apenas no que está escrevendo.”Henry Miller

Na hora de sentar para começar a escrever um texto, o primeiro impulso de muitos escritores ainda é abrir o Word, não é? E eu te pergunto, por quê?

A resposta é simples: por costume. O Word é uma ferramenta bem completa, e por isso ela é pesada e possui inúmeros recursos que um escritor não utiliza na hora de redigir. Adicionar imagens, formatar a fonte, fazer gráficos, nada disso  interessa.

Existem alternativas feitas especialmente para a escrita, que além de serem mais leves e com um desing clean, possuem recursos para organizar o material quando várias páginas já tiverem sido escritas. Sem contar que fica tudo salvo na nuvem, sem você precisar fazer nada.

iA Writer

Essencial para quem escreve!

ia-writer-editor-de-texto
O iA Writer foi projetado para fornecer a melhor experiência de escrita no MacOS, iOS e Android.

O iA Writer é um editor de texto minimalista e pertence à categoria de editores de texto conhecidos como distraction-free, ou seja, livre de distrações.

Sua interface foi desenvolvida com o objetivo de manter o escritor focado no texto. Ele tem um menu simplificado e nenhum botão fica aparecendo na tela, em canto nenhum. A tela é inteiramente tomada pelo texto que você está escrevendo.

Existe ainda a opção do Focus Mode, em que apenas a sentença em que você está trabalhando aparece em destaque, ao passo que o restante da tela fica levemente apagada.

ia-writer-focus-mode
Focus Mode: destaca apenas a sentença em que você está trabalhando.

Este é o editor que utilizo para textos mais longos, que exigem grande dose de concentração. Depois que comecei a utilizar o iA Writer, comecei a escrever mais em menos tempo. Para textos mais simples ou que peçam a colaboração de outras pessoas, eu continuo utilizando o Google Docs (ver mais à frente).

Disponível em iOs, Mac e Android. Gratuito.


OmmWriter

Um lugar perfeito para pensar e escrever.


Assim como o iA Writer, o OmmWriter é uma ferramenta que tem como objetivo ajudar o escritor a não perder a concentração. O seu diferencial é a ambientação com elementos sonoros e visuais. O editor funciona exclusivamente em tela cheia e, aliado à ambientação com música, faz com que o escritor tenha foco para escrever.

Seguindo uma filosofia de economia justa, o OmmWriter pede que o usuário devida o valor que ele considera justo pagar pelo aplicativo. A partir de um preço mínimo de 7,22 dólares, é você quem decide o quanto desembolsar pelo app. 

Disponível para Mac e PC. Aproximadamente R$23,00 (Valor mínimo de $7,22).


ZenWriter

A escrita é um estado de espírito.

O ZenWriter é outro editor de texto que procura eliminar distrações enquanto proporciona um ambiente agradável para a escrita. “Só você e seus pensamentos”, diz o slogan.

É uma ferramenta que oferece poucas opções de formatação, mas muita tranquilidade. Além da música ambiente e o visual agradável, o ZenWriter não permite o uso simultâneo de outros programas e aplicativos, o que previne aquelas olhadelas fortuitas no Facebook. 

Disponível apenas para PC. Gratuito.


Google Docs

Garantia de qualidade Google!


O Google Docs é o meu preferido desde a época em que trabalhei no Google.

Não tem nada a ver com vestir a camisa da empresa, o fato é que o Google Docs é leve, rápido e muito, muito prático.

Ele possui ferramentas e opções de formatação bastante completas, e pode ser utilizado como um editor distraction-free, já que permite a opção de tela cheia.

google-docs-editor-de-texto

Tela inteira (livre de distrações) com comentário no Google Docs.

Veja algumas vantagens do Google Docs:

SALVA TUDO O QUE VOCÊ ESCREVE

Você nunca vai perder nada do que tenha escrito. Seu texto é salvo em tempo real. Caso você queira trabalhar sem internet, basta habilitar a opção Off-line. Seu trabalho ficará salvo no dispositivo que estiver usando, e será automaticamente sincronizado assim que houver conexão com a internet. Sem chance de perder o texto porque a conexão caiu. 

Para saber como habilitar a opção de editar offline, veja esse link.

GRÁTIS E MULTIPLATAFORMA

O Google Docs é gratuito (e sempre será). Você precisa apenas ter uma conta no Google e baixar o aplicativo em seu smartphone ou tablet, ou acessá-lo pelo site em um computador.

Como tudo fica salvo na nuvem, o Docs permite que você comece seu texto em um dispositivo e termine-o em outra. 

COMPARTILHAR, COLABORAR

Com o Google Docs você compartilha seu trabalho com outras pessoas facilmente. Você pode escolher quem pode ter acesso ao texto, se somente com convite ou link, e também escolhe o tipo de interação que o convidado poderá ter com o documento: ler, comentar ou editar.

Você pode convidar alguém para escrever junto com você, dar palpites, revisar, formatar, colocar imagens etc., ou somente liberar a visualização do documento, permitindo que outras pessoas acompanhem seu processo criativo.

EXPORTAR EM VÁRIOS FORMATOS

Não se preocupe com a falta de compatibilidade. Outro ponto forte do Docs é o de possibilitar que o documento seja exportado em diversos formatos: Microsoft Word, OpenDocument, RichText, PDF, PlainText e HTML.

Disponível online e também para iOs, Mac, PC e Android. Gratuito.


Scrivener

O queridinho dos escritores.

Resultado de imagem para scrivener
Scrivener, desenvolvido especialmente para você escritor

Mais do que um editor de texto, o Scrivener é de fato uma ferramenta desenvolvida para quem escreve livros, e roteiros de cinema e TV. 

Milhares de escritores, iniciantes ou profissionais, utilizam o Scrivener ao redor do mundo, todos os dias. Não é à toa que ele é o mais vendido. 

O bestseller Trabalhe 4 horas por semana, de Tim Ferriss, que ficou mais de um ano na lista de mais vendidos do New York Times, foi escrito no Scrivener. Neal Stephenson, de Anathem, outro bestseller do New York Times, Karen Traviss, da série Gears of War, e Jason Snell, diretor editorial do site Macworld também são usuários do programa.

Esta aplicação ajuda o escritor a compor e estruturar textos e documentos mais complexos. Desenhado para romancistas, o manuscrito pode ser dividido em capítulos e cenas, com navegação fácil entre uma e outra parte.

FERRAMENTAS

Com um layout simples e fácil de usar, nele você pode:

  • Importar referências de pesquisa, imagens e notas;
  • Anotar ou grifar partes que precisão de revisão, e agrupá-las de acordo com página ou capítulo;
  • Criar metas diárias ou mensais para redação;
  • Rastrear personagens principais e fatos utilizando palavras-chave e classificações.
Image result for scrivener metas
Meta do Documento novo no Scrivener

DIFERENCIAIS

Ao iniciar um projeto, você pode escolher entre vários modelos de template, como ficção, não ficcção, roteiro para teatro, etc.

Uma vez redigindo, o Scrivener trabalha em autosave, como o Google Docs. Ou seja, a cada dois segundos, todo seu trabalho é salvo.

Quando terminada a crônica, conto, romance, ou o que quer que esteja produzindo, o aplicativo permite que você imprima o trabalho em padrão de manuscrito, ou exporte ele para outros programas. Você também pode salvá-lo diretamente para um formato de e-book, prontinho para ser publicado.

Se você ainda não estiver convencido para adquiri-lo, é possível fazer o download e testar o app por 30 dias. E sabe o que é melhor? Não são 30 dias corridos.

Disponível em iOs, Mac e PC. Aproximadamente R$128,00 ($40,00).


Mapa Mental

Os mapas mentais têm o objetivo de criar diagramas em forma de árvore para representar visualmente nossas  ideias,  e mostrar como elas se conectam e convergem. 

É uma ótima forma de dar estrutura e organizar a sua história. A partir de uma ideia central podemos expandir e desenvolver o enredo, personagens e tudo mais que envolver a narrativa.

Todos os aplicativos começam com um conceito principal e partem para um brainstorm (chuva de ideias).


MindNode


O aplicativo organiza e compartilha seu mapa mental, e possui uma interface limpa e intuitiva que permite uma maior concentração na criação e conexão de suas ideias.

Ele automaticamente formata seu layout, permitindo sua compreensão mesmo quando o mapa mental estiver grande.

Às ideias podem ser vinculadas Tarefas, que podem ser exportadas à aplicativos como Things e Reminders, e Notas, quando é preciso dizer mais do que o que cabe na linha.

Simples, permite sincronizar com iCloud e Dropbox, e exportar projetos em PDF.

ferramentas-para-escritores-mapa-mental
Mapa mental a partir do projeto ‘A Saga do Escritor’

Disponível em iOs e Mac. Aproximadamente R$96,00 ($29,99).


MindMeister

O MindMeister permite que o mapa mental tenha o layout clássico ou de organograma, e que o usuário, caso não queira começar um mapa do zero, possa economizar tempo escolhendo um template pronto.

Os tema utilizados nos mapas podem ser os do aplicativo, ou serem personalizado com até imagens pessoais.

Via e-mail ou link compartilhável, os mapas podem ser feitos em colaboração, ou somente visualizados, com amigos e colegas em tempo real. Uma vez prontos, eles podem ser transformados em slideshow, ou exportados em diversos formatos, como PNG, PDF e Word.

Assim como no MindNote, ideias podem ser transformadas em tarefas. Aqui pode-se definir prioridades, adicionar datas de vencimento, e até indicar o progresso da tarefa. Notas, links, e  vídeos podem ser adicionadas ao painel

O aplicativo permite que o usuário tenha acesso a todo o histórico do mapa, e, caso não goste do que acabou de desenvolver, reverter a versão atual para uma anterior.

Fácil, prático e muito intuitivo. De quebra, ainda possui a ferramenta WubderTools para ajudar em todo o processo. Possui planos pessoais e corporativos.

Disponível em iOs, Mac, PC e Android. Gratuito para Smartphone. Aproximadamente R$16,00 ($4,99) no plano básico.


MindMup

Se você está a procura de uma ferramenta de mapeamento mental totalmente online, o MindMup é a opção que você procura.

O MindMup ajuda a focar em sua inspiração e remove toda a distração. Seus mapas ficam disponíveis instantaneamente em qualquer aparelho que tem acesso à internet. Crie documentos, apresentações de slide e compartilhe suas ideias em suas redes sociais.

O aplicativo possui facilidades semelhantes às do MindNode e MindMeister, com a exceção de que possui um pacote básico gratuito. Vale a pena conferir!

Disponível em todos os aparelhos. Gratuito (no pacote básico individual).


Para ler muito

“Se não tens tempo para ler, não tens tempo (ou ferramentas) para escrever. É tão simples quanto isto”. Stephen King

Antes de sermos escritores, somos todos leitores. E para qualquer escritor, seja você um cronista, roteirista ou redator de blog, a pesquisa é muito importante. Além de estimular nossa criatividade, a leitura de autores que abordam o tema que desejamos trabalhar, ou escrevam no estilo que gostaríamos de escrever, é fundamental.

Alinda, quem sabe se ao ler alguma história, não surge uma inspiração?

KindleUnlimited

Kindle Unlimited
Kindle Unlimited

O KindleUnlimited é o Netflix dos livros. Uma infinidade de títulos, sob diversos autores e gêneros, estão disponíveis na assinatura mensal. Porém, assim como o no aplicativo de filmes, onde muitos lançamentos e títulos blockbuster não estão disponíveis, a compra de alguns livros continua sendo necessária.

Você pode fazer um teste gratuito por 30 dias. Após este período, pagará R$19,90/mês e terá acesso ilimitado a milhares de eBooks e audiobooks. Mais 600 mil obras fazem parte da coleção. Best-sellers atuais, como Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, e clássicos como Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, fazem parte do catálogo disponível.

Para utilizá-lo, basta ter um Kindle, leitor de livros digital da Amazon, baixar o app em algum smartphone ou tablet, ou acessar o site da Amazon.

PRATICIDADE E COMODIDADE

Uma vez selecionada a obra, na loja do Kindle ou no site da Amazon, você verá, ao lado do botão de compra, a opção “Ler de graça”. É só clicar que automaticamente o título será sincronizado em seu acervo.

A sincronização ainda permite que que as marcações e anotações feitas durante a leitura sejam atualizadas em todos os seus dispositivos.

PRAZO DE DEVOLUÇÃO

Não existe prazo para a devolução dos livros, porém você só consegue ter 10 eBooks disponíveis ao mesmo tempo. Caso esteja com 10 e queira baixar algum outro, a Amazon te obriga a devolver um dos livros “emprestados”.

Eu estou sempre com 10 e acho bem chatinha essa limitação… mas não se preocupe, assim como em qualquer biblioteca, você pode pegar o livro devolvido novamente, quantas vezes quiser.

VALE A PENA?

O preço de R$19,90 por mês é bem atraente, não acha? Afinal, existem livros que sozinhos ultrapassam este valor. 

Há obras nacionais, estrangeiras, em inglês, português, e muitas outras línguas.

Para escritores e leitores iniciantes, o Kindle Unlimited é uma ótima forma de conhecer novas obras. O fato dos livros serem lidos por assinatura faz com que os leitores arrisquem mais e deem mais chances a obras menos conhecidas. Não existe aquela velha pergunta, “será que vale a pena pagar por isso?”.

ferramentas-para-escritores-lerem-mais
Painel de uso do Kindleunlimited

 

Para escrever o artigo  17 Livros Para Escritores Iniciantes utilizei muito o Kindle Unlimited. Para saber quais livros para escritores estão disponíveis, clique no link e leia o artigo.

Disponível em Kindle, iOs, Android.  R$19,90 mensais.


Tag Livros

A TAG Livros é uma forma de incentivar e valorizar a leitura, e uma boa opção para quem gosta de ser surpreendido.

Ela é um clube de assinatura de livros, e funciona da seguinte forma: todo mês você recebe um box colecionável com um livro diferente, em edição exclusiva. As obras enviadas estão indisponíveis para compra em livrarias.

A escolha do livro é feita pela curadoria do projeto, e o leitor só fica sabendo qual obra receberá quando abrir o box. Além do livro, o box contém um kit, que é composto por uma revista sobre o conteúdo da obra enviada, e alguns brindes, como marca páginas, bloquinhos etc.

A TAG  também promove encontros entre os associados e discussões sobre os livros no aplicativo do clube.  A experiência literária aqui vai além dos livros.

Saiba mais clicando aqui. Assinatura por R$ 69,90 mensais. 


Dicionários

“De todas as companhias para um escritor, nenhuma é mais valiosa que um dicionário.” – Victor Hugo

Além de oferecerem definições de palavras como nos dicionários impressos, os dicionários online apresentam sinônimos, antônimos, sugestões de palavras, dicas de utilização e muito mais.

Mais fácil tirar dúvidas quando já estamos navegando, do que alcançar aquele velho exemplar na prateleira, não é mesmo? Os dicionários online vieram para ficar.

Dicionário Criativo

O Dicionário Criativo é uma ferramenta para o escritor, seja ele profissional ou amador. Com ele você encontra o significado para a palavra que procura, sinônimos, palavras relacionadas, expressões relacionadas à palavra, citações e até imagens que possuam alguma conexão com o termo buscado.

Caso não tenha dúvidas ou palavras a buscar, você ainda pode usar o site como curioso. A opção “aleatório” mostra os significados e definições de palavras escolhidas à sorte, que talvez você ainda não conheça.


Priberam


O
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o Priberam, é um dicionário convencional e contemporâneo.

Ele é capaz de auxiliar o escritor com termos comuns da língua portuguesa, e também termos mais técnicos e científicos. Ao pesquisar você encontra o significado da palavra, palavras parecidas, anagramas e, em muitos casos, a tradução da palavra para idiomas como inglês, espanhol e francês.


Dicio

O dicionário Dicio foi criado e é mantido por uma equipe de técnicos e linguistas. É um ótimo dicionário gratuito da língua portuguesa.

No Dicio você consegue sortear palavras, tirar dúvidas de português em vídeo aulas e muito mais.


Organização e planejamento

“Trabalhe de acordo com o programa, e não de acordo com o humor. Pare na hora prevista!”Henry Miller

Vamos a aplicativos que possam te ajudar na organização e planejamento na hora de escrever. 

Utilizar a técnica Pomodoro para melhorar sua produtividade e ser mais eficaz é uma excelente opção para escritores, estudantes e profissionais em geral. Ela consiste em fazer uma lista com as tarefas pendentes e trabalhá-las em 25 minutos, um pomodoro, sem interrupções.

Passado o tempo, deve-se fazer uma pausa de 5 minutos, e depois retomar o trabalho por mais um pomodoro. E, a cada dois pomodoros de 25 minutos, você pode fazer uma pausa mais longa, normalmente de 10 minutos.


Tomates

Esta ferramenta é recomendada tanto para uso pessoal quanto profissional, seja para escritores ou empresas em geral, e trabalha na técnica Pomodoro.

Você consegue configurá-lo da forma que for mais conveniente para o seu fluxo de trabalho. Definir o tempo a ser realizada a tarefa, o break, e definir a meta de trabalho a ser feito.

 

ferramenta-tomates-lite
Ferramenta de produtividade Tomates Lite

Disponível para Mac. Aproximadamente R$ 13,00 ($3,99).


PomoDone

Assim como o Tomates, o PomoDone é uma outra opção de aplicativo que tem o intuito de ajudar a melhorar sua produtividade, seguindo os preceitos das técnicas Pomodoro.

Além de ser muito fácil de configurar, o PomoDone está disponível para quase todas as plataformas, inclusive como plugin para o Google Chrome.

Disponível para Mac, Windows, Web App, Chrome Store. Gratuito.


Trello

O Trello é uma ferramenta muito útil quando se trata de gerenciamento de projetos em listas de tarefa.  

Através dos “boards” ele te ajuda a organizar e priorizar tarefas de forma simples. Cada “board” possui vários “cards”, cartões onde se pode adicionar tópicos específicos, formando assim as colunas de listas.  Você pode separar o que tem que fazer por tema, prioridade, dia, ou da forma que achar melhor. 

Dentro dos cartões pode-se escrever comentários, colocar anexos, determinar prazos etc. Eles ainda podem ser movimentados entre as colunas dos “boards”, simplesmente arrastando-os, alterando assim uma tarefa de um tema para o outro.

Não é necessário fazer download se você não quiser. Ele pode ser acessado pelo Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer.

Disponível em Web, iOs, Android e Slack. Gratuito.

ferramenta-de-produtividade-trello
Ferramenta de produtividade Trello para o projeto ‘A Saga do Escritor’

Wunderlist


Se você está procurando uma forma fácil de organizar e realizar suas tarefas o Wunderlist é uma opção a se pensar.

Planejar e gerenciar projetos pessoais e profissionais com qualidade, simplicidade e flexibilidade.

Faça lista de tarefas, agrupe-as por pastas, faça comentários, defina datas de conclusão, receba lembretes, colabore com qualquer pessoa e muito mais. Aqui é possível até transformar os e-mails pessoais em ações.

Disponível em iOs, Mac, Android, Web. Gratuito.


Ferramentas offline

 

Caderneta

Cadernetas devem ser a extensão do corpo de um escritor. Nunca se sabe quando uma inspiração virá, então é sempre bom ter um caderninho à tiracolo.

As mais indicadas são aquelas com papel off-white. Isso, aquele mesmo utilizado em livros, feito para refletir a luz branca diretamente nos olhos do leitor, com maior intensidade.

Além de serem bonitas e terem um visual descolado, as cadernetas são versáteis, abrem 180º, facilitando a escrita, e podem ser utilizadas para as mais diversas anotações. Podem ser de papel pautado, quadriculado, liso. Algumas até vem com um local para prender uma caneta ou lápis.

Cícero e Moleskine são duas marcas que valem o investimento.


Bônus

Como bônus vamos indicar algumas ferramentas que você pode encontrar na gringa.

Estão somente em inglês, e caso se interesse, deverá importá-las, mas vale a pena conferir.


The Writer’s Tool Box

Por um valor de $18,00 (dólares), você compra na Amazon uma caixa com jogos criativos e exercícios para inspirar e instigar a parte do cérebro responsável pela escrita.

Uma excelente ferramenta para fugir do bloqueio criativo.

Confira mais clicando aqui.


Writer Emergency Pack


Como o próprio nome diz, o kit de emergência do escritor é uma ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar nos momentos em que está acontecendo um bloqueio criativo.

Neste kit você encontra cartas ilustradas, com ideias que podem ajudar a dar continuidade a uma história, ou até mesmo mudar o rumo do seu enredo.

Ele também pode ser encontrado na Amazon por apenas $19,00 (dólares). 

Saiba mais a respeito clicando no link.


The Amazing Story Generator

O incrível gerador de histórias cria milhares de sugestões para que você tenha sempre uma ideia diferente e única sobre o que escrever.

Girando as páginas do livro aleatoriamente, combinam-se três diferente elementos, que poderão dar o enredo para milhares de histórias.  1,728,000, especificamente. Pode ser utilizado para fazer exercícios de escrita criativa, improviso, ou até começar um romance.

Este produto pode ser encontrado na Amazon por apenas $9,51 (dólares).

Resultado de imagem para the amazing story generator
Combinação de três elementos

Para mais informações, acesse aqui.


Story Slam

Story Slam é um jogo de imaginação e criatividade. Com mais de 600 conceitos de história únicos, para que os participantes possam criar inúmeras e imprevisíveis histórias.

Pode ser encontrado na Amazon por apenas $14,99 (dólares) (30% Off durante o verão americano).

Cartas para impulsionar a criatividade do Story Slam

Para mais informações, clique aqui.


No Plot? No Problem!


Sem enredo? Sem problema! Este é um kit completo com tudo que um escritor de romance precisa para concluir seu livro.

O kit vem com uma caderneta, uma planilha de progresso, adesivos e muito mais.

Você encontra este kit na Amazon por £22,93 (Libras Esterlinas).

 

Clique aqui e garanta já o seu.


Conclusão

E aí, se sentindo mais equipado para escrever?

Eu otimizei bastante meu trabalho depois que comecei a utilizar algumas dessas ferramentas. Caso esteja em dúvida de quais escolher, vou deixar uma lista aqui das que eu mais utilizo no dia a dia:

  1. Evernote
  2. Evernote Web Clipper
  3. iA Writer
  4. Google Docs
  5. MindNode
  6. Kindle Unlimited
  7. Dicionário Criativo
  8. Tomates
  9. Trello
  10. Caderneta Cícero ou Moleskine (a que estiver em promoção)

Se você tiver sugestões de outros aplicativos que possam ajudar os leitores do Blog Criativo a aumentarem sua produtividade, por favor, compartilhe conosco nos comentários.

Caso já tenha utilizado alguma ferramenta que recomendei, deixe um comentário, coloque seu ponto de vista, fique à vontade para escrever sobre ela com as suas próprias palavras.

E se você gostou do artigo, compartilhe nas suas redes sociais. Os comentários e compartilhamentos são a medida que temos para saber se o conteúdo é útil para os leitores do blog e se devemos continuar a produzir conteúdos semelhantes.

Você pode compartilhá-lo no Facebook, no Google+ ou, ainda, no Twitter e LinkedIn clicando nos botões abaixo.