Sabe aquele frio na barriga quando o amor está prestes a acontecer, ou aquele vazio que sentimos até que o amado chegue? Sensações muitas vezes intraduzíveis em palavras?

Pois é, nesta lista trazemos 9 palavras de amor e outras expressões de diversas línguas que exprimem sentimentos relacionados ao amor em suas diferentes formas.

Palavras e expressões que provavelmente você ainda não ouvir falar, mas deveria. Afinal, elas transformam em palavras coisas que antes só havíamos experimentado como sensação.


1. KOI NO YOKAN

Expressão japonesa que significa literalmente premonição de amor; uma sensação, após conhecer alguém, de que você irá se apaixonar por aquela pessoa.

Não deve ser confundido com amor à primeira vista, é mais um sentimento premonitório, é sentir que, no futuro, as duas pessoas irão se amar.

koi no yokan palavra de amor


 2. JAANEMAN

Expressão do urdu/hindi que significa literalmente minha alma; forma de tratamento carinhosa com a pessoa amada.

Jaaneman palavra de amor Foto de Nathan McBride via Unsplash


3. CAVOLI RISCALDATI

Expressão italiana que significa literalmente repolho reaquecido; mas que serve para designar a tentativa de reviver um relacionamento amoroso que não deu certo no passado.

Cavoli Riscaldati palavra de amor


4. AMOR FATI

Expressão latina que significa literalmente amor ao destino, mas que serve para expressar o sentimento de aceitação integral da vida e do destino humano, mesmo em seus momentos mais dolorosos.

palavra de amor: amor fati Foto de Chris Osmond via Unsplash


5. IKTSUARPOK

Substantivo do inuit, língua dos esquimós do Ártico, que designa o sentimento de expectativa quando vamos várias vezes à porta ou à janela para ver se a pessoa por quem estamos esperando já chegou.

Iktsuarpok palavras de amor


6. VERNALAGNIA

Clima romântico ou sexual provocado pela chegada da primavera. Sinônimo: vernorexia.

vernalagnia palavra de amor


7. FILOCALIA

Do grego philos = amor (como em filosofia; filólogo) + kalos = belo (caleidoscópio; caligrafia).

filocalia palavra de amor


8. AMOR LÍQUIDO

Sem humildade e coragem não há amor. Essas duas qualidades são exigidas, em escalas enormes e contínuas, quando se ingressa numa terra inexplorada e não-mapeada. E é a esse território que o amor conduz ao se instalar entre dois ou mais seres humanos. – Zygmunt Bauman

amor líquido palavras de amorFoto de Sweet Ice Cream Photography via Unsplash


9. MAMIHLAPINATAPAI

Substantivo do yagan, língua falada pelos habitantes da Terra do Fogo, é listada no Guiness Book como a palavra mais sucinta do mundo. Ela descreve uma troca de olhares entre duas pessoas em que cada uma delas espera que a outra tome a iniciativa de algo que os dois desejam, mas nenhuma quer começar ou sugerir. É uma das palavras mais difíceis de se traduzir, pelo seu significado amplo e sutil e por não haver palavras correspondentes em outras línguas.

mamihlapinatapai palavras de amorFoto de Austin Call via Unsplash

Já conhecia alguma dessas palavras de amor? Conhece outras palavras de amor ou expressões interessantes? Deixe nos comentários.

Clique aqui para baixar essas 9 imagens com palavras de amor em alta qualidade para você postar no seu blog ou rede social.